No Brasil, em média, cada pessoa consome mais que o dobro dos cinco gramas de sal recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E esse consumo abusivo de sal dobra a chance de surgir a Catarata Subcapsular.

Este tipo de catarata, assim como a comum, também embaça o cristalino, a diferença é que na catarata subcapsular posterior a opacificação ocorre na parte de trás do cristalino, por este motivo que a aversão à luz (fotofobia) é mais intensa. O surgimento da Catarata Subcapsular está relacionado com, além do consumo abusivo do sal, traumas, hereditariedade, uso contínuo de corticoides e diabetes. Por isso, ela pode aparecer em qualquer idade.

A boa notícia é que, em muitos casos, a catarata subcapsular posterior pode ser evitada. Para isso basta mudar alguns hábitos na hora das refeições como, por exemplo, eliminar o saleiro da mesa, optar por temperos naturais, evitar embutidos, conservas e alimentos industrializados que contenham glutamato de sódio.

O abuso de sal também pode causar hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e alterações na retina – que pode levar à perda irreparável da visão. Como geralmente esses distúrbios não apresentam sintomas, procure seu médico e faça exames de fundo de olho e de sangue anualmente.

 

Leia mais: Cirurgia de catarata em juiz de fora

Cientistas detectam catarata estrelada em paciente na áustria

Cuide dos olhos, sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat