nde deixei o celular? O que vim buscar aqui? De onde eu conheço essa pessoa? Enfrentar brancos como esses é sinal de que a memória não está na melhor forma e, antes de culpar a correria do dia-a-dia, reflita sobre sua alimentação.

Estudos indicam que a dieta equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do cérebro. Na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pesquisas demonstram que a alimentação adequada contribui para evitar o declínio das funções cognitivas e prevenir doenças degenerativas progressivas como Alzheimer, que ocasiona esquecimentos, dificuldade de raciocínio e alterações de comportamento.

Conheça alguns alimentos que podem deixar sua memória mais afiada:

Gema de ovo– Contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. Sua deficiência parece estar associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência.

Peixes– Principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos ômega 3, poderoso antioxidante.

 

Frutas e vegetais amarelos – Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora. São alimentos fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.

Frutas vermelhas– Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.

Oleaginosas– castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes.

 

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados– Estes alimentos são fontes de vitaminas do complexo B. Ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha você encontra também o ferro que pode colaborar com a boa memória.

 

Leia mais: Conheça os alimentos que ajudam a enxergar melhor

Cuidados básicos para manter o colesterol na linha

Comer com os olhos faz mal à saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat