O uso do computador por longos períodos, no trabalho, na hora do estudo ou nos momentos de lazer, fez crescer a incidência da Síndrome do Olho Seco. Não por acaso, ela também é chamada de Síndrome da Visão de Computador.
Os principais sintomas da Síndrome do Olho Seco são: sensação de areia nos olhos, ardor, queimação, irritação, olhos vermelhos, aversão à luz, visão borrada, lacrimejamento e embaçamento. Esses sintomas são potencializados com o clima seco do inverno e as consequências podem chegar a inflamações, cicatrizes e, até mesmo, ao afinamento da córnea.
Confira algumas dicas de prevenção:
1. No trabalho, dê uma volta a cada hora para relaxar a vista da tela do computador.
2. Pisque mais. Na frente da tela, piscamos cerca de nove vezes por minuto e normalmente piscamos 16 vezes – daí o olho não é lubrificado.
3. Evite usar o celular ou notebook antes de dormir. A luz dos aparelhos indica para o cérebro que ainda é dia e você produz menos substâncias que induzem ao sono – e noite mal dormida resseca o olho.
4. Reduza o brilho da tela do notebook ou computador.
5. Durma oito ou mais horas por noite. Desse jeito, a camada do filme lacrimal se renova.
6. Se estiver sempre no ar condicionado, o ideal é ter um vaporizador. Se não tiver, pode ser um copo d’água perto para umedecer o ambiente.
A Síndrome do Olho Seco é geralmente resolvida com a prescrição de lágrimas artificiais. Antes de passar na farmácia, é preciso consultar um oftalmologista para que seja feito um diagnóstico completo. A automedicação nunca é recomendada, afinal, colírio também é remédio.
Leia mais:
O USO DE COMPUTADOR AFETA A VISÃO?
DOR DE CABEÇA E SENSIBILIDADE À LUZ PODEM INDICAR PROBLEMAS DE VISÃO