A visão influi na personalidade, no comportamento e é essencial para a boa saúde, por ser o sentido dominante na prática da maioria dos esportes.
Em geral, a refração que menos atrapalha as atividades esportivas é a Hipermetropia, dificuldade de enxergar de perto. Tanto a Miopia quanto o Astigmatismo, visão distorcida para perto e longe, faz com que os hobbies sejam voltados para leitura e outras atividades internas. Kaká, Pelé e outros ídolos de nosso futebol são exceção. Mesmo com miopia, a dificuldade de enxergar à distância, eles fazem parte da história do esporte brasileiro.
A boa notícia é que a cirurgia refrativa faz uma em cada três pessoas iniciar alguma atividade esportiva quando se livram dos óculos. É o que mostra uma pesquisa feita com 1120 prontuários.
Os pacientes se sentiram mais seguros após a cirurgia refrativa, levando ao resultado da pesquisa que a correção visual melhora o equilíbrio do corpo, os reflexos e a capacidade de concentração que refletem no desempenho esportivo e na autoimagem.
Leia Também: