O espirro é uma reação tão violenta que a velocidade do seu jato para expulsar partículas estranhas chega a casa dos 160km/h.

Espirrar com os olhos abertos é praticamente impossível. Apesar de toda essa velocidade, fechamos o olhos devido a um simples reflexo.

Geralmente, soltamos os nossos “atchins” toda vez que uma substância prejudicial ao organismo, como pó, ácaros, vírus ou bactérias, entram em contato com as terminações nervosas do nariz. O cérebro, depois de receber esse estímulo, faz com que os pulmões e os músculos responsáveis pela respiração formem um “minifuracão” para expulsar as partículas agressoras. Alguns espirros, porém, não são mecanismos de defesa. Já reparou como muita gente tem acessos quando olha para uma luz intensa? Os cientistas suspeitam que esse tipo de espirro seja uma resposta do sistema nervoso parassimpático (que comanda os atos involuntários do organismo, como as batidas do coração) a uma luminosidade excessiva

Entretanto, devemos ficar alerta ao tentar segurar o espirro. Pois aumentamos subitamente a pressão em áreas do ouvido ligadas ao nariz, que em casos mais graves pode ocasionar rompimento no tímpano, além de poder ocasionar o acúmulo de catarro nos ouvidos, e com isso, aumentar a chance de infecções.

De qualquer forma, saúde!

 

Leia Também:

Cirurgia de Catarata em Juiz de Fora

Simplificando a Oftalmologia: Alguns males que acometem os olhos

Mitos e Dúvidas sobre Oftalmologia – Parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat