Claro que não estamos falando no sentido literal. Pouca gente sabe que o sistema nervoso desempenha um papel muito importante na hora da digestão. Através de estímulos, que vêm principalmente pelos olhos e pelo nariz, nosso cérebro já nos prepara para uma refeição. Eles abrem o apetite – às vezes, até demais – e é por isso que corremos o risco de ter o olho maior que a barriga e exagerar na comida.

Nós exageramos quando comemos não por necessidade, mas apenas por prazer. Comer com os olhos nada mais é que comer quando já está saciado, e acontece sempre com algum alimento que nos atrai mais.
A gordura faz o contrário, porque interfere com a parte do cérebro que regula a saciedade. Quando uma pessoa come muita gordura, ela não se sente saciada e tende a comer mais para se satisfazer. Essa pessoa então vai comer mais do que deveria, e por isso corre o risco de engordar.
Como evitar?
A melhor maneira de evitar esse tipo de alimentação compulsiva é se manter sempre saciado, em geral, comendo porções menores de 3 em 3 horas. As fibras, presentes em verduras, frutas e alimentos integrais, são as mais eficazes para dar essa sensação.
E lembre-se: não coma com os olhos!
