Apesar de todo o clima do carnaval, o cuidado com os olhos não deve ser deixado de lado.
A folia pode trazer irritações aos olhos. O uso de muita maquiagem, principalmente com glitter, a temida espuma de carnaval e até contaminações como a conjuntivite, podem ocorrer no meio da multidão e através de contatos diretos e indiretos.
Lentes de contato devem ser evitadas nesse período. Como há uma concentração muito grande de pessoas, mãos sujas e contatos com portadores de conjuntivite podem multiplicar o vírus e causar irritações. Por isso lavar os olhos é a recomendação básica sempre que há uma irritação. Seja devido aos olhos vermelhos, aversão a luz, lacrimejantes ou coceira, lavar os olhos é muito importante. Colírios, apenas com prescrição do oftalmlogista, que deve ser consultado se os incômodos persistirem.
Outro cuidado muito importante é a higienização das mãos. Se possível, elas devem ser lavadas várias vezes ao dia. Esfregar a superficie ocular pode ser um problema, então, se espuma de carnaval ou serpentina em spray atingir os olhos, apenas lave-os, o mais rápido possível.
tomado todos os cuidados, é só curtir o carnaval!
Leia Também:
Mas afinal, o que é a catarata?